Novo Portal Acadêmico da Pós-graduação

Publicado em: 21/08/2018 10:25:28

O Sistema atualmente atende apenas o módulo da Pós-graduação Stricto Sensu, mas futuramente atenderá a Graduação, substituindo o SINGU.


O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia divulga o novo portal acadêmico da Pós-graduação: o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). 

O Sistema atualmente atende apenas o módulo da Pós-graduação Stricto Sensu, mas futuramente atenderá a Graduação, substituindo o SINGU, assim como será utilizado pela Biblioteca para o empréstimo de livros. 

Abaixo algumas ferramentas do SIGAA e atalhos para a impressão de documentos como atestado de matrícula, declaração de vínculo e histórico: 

A impressão do histórico é feita através do atalho SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Consultar Histórico.

A impressão da declaração de vínculo é feita através do atalho SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Declaração de Vínculo

O Atestado de Matrícula e a Tabela de Horários são exibidos em um único documento acessível em: SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Atestado de Matrícula.

Destacamos que um dos diferenciais do Sistema é a emissão destes documentos com um código de autenticação, o que possibilita a verificação da autenticidade do documento de modo virtual. Não sendo mais necessária a assinatura do Coordenador do Programa nos referidos documentos conforme era realizado anteriomente.

Por meio do SIGAA os mestrandos(as) também realizarão as solicitações de matrícula nas disciplinas do curso ou em disciplinas dos demais Programas de Pós-graduação da UNIR, neste caso na condição de alunos especiais. Tais solicitações serão analisadas e autorizadas ou não pelos seus respectivos orientadores. 

Para realizar a matrícula on-line, os alunos devem acessar: SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Realizar Matrícula. O sistema exibirá uma tela contendo as instruções para a realização da matrícula.

Devido a recente implatação do SIGAA, alguns ajustes e correções ainda estão sendo realizados no sistema, especialmente quanto as informações importadas do SINGU. No entanto, convidamos todos alunos e egressos a explorar o novo sistema e suas possibilidades. Lembramos que para o primeiro acesso é necessário realizar o cadastro, saiba mais em:  

www.sigaa.unir.br

(Atenção: devido a mudança no sistema houve a modificação do número de matrícula dos alunos)

Fonte: PPGE/UNIR