Mestrando do PPGE/UNIR concorre a Prêmio do Governo de Rondônia

Publicado em: 04/12/2018 11:04:04

O Projeto EDUBI visa incorporar as tecnologias móveis como uma ferramenta pedagógica nas escolas da Rede Pública Estadual


O Mestrando Jadiael Rodrigues da Silva, discente da Turma 2016 do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR) concorre ao Prêmio Boas Ideias do Governo do Estado de Rondônia na categoria “População: Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação”.

A votação para a escolha da melhor ideia vai até o dia 13 de dezembro. O autor que é também professor do Estado, atuante da EJA e técnico em assuntos educacionais na UNIR, concorre com o Projeto EDUBI, projeto educacional que visa incorporar as tecnologias móveis como uma ferramenta pedagógica nas escolas da Rede Pública Estadual.

A pesquisa realizada no PPGE/UNIR contribuiu para a concepção da ideia. Segundo o autor, o projeto é um modelo ampliado do Hmobile que foi o objeto da Dissertação defendida no Mestrado Acadêmico em Educação em outubro deste ano. A diferença é que o Hmobile foi criado especificamente para o ensino de História no âmbito do Ensino Médio. O EDUBI visa todas as disciplinas e séries da Rede Pública Estadual, podendo ser expandido até mesmo, para as redes municipais e outros Estados.

A ideia ganhadora além da premiação em dinheiro, contará com o apoio do Governo para sua implementação. O Prêmio Boas Ideias, em sua 5ª edição no ano de 2018, tem como principal objetivo reconhecer e premiar as melhores ideias relacionadas a inovação da gestão pública, que busquem a excelência e o aprimoramento da qualidade do atendimento e dos serviços prestados à sociedade.

 

O PROJETO EDUBI

O EDUBI seria um aplicativo para trabalhar numa perspectiva de educação escolar híbrida (aliando o ensino presencial e o ensino a distância) trazer benefícios ao sistema educacional. Pois, sendo indiscutível que as tecnologias da informação e comunicação vieram para ficar, é inviável pensar o desenvolvimento em qualquer nível ou área sem pensar na aplicação de recursos tecnológicos.

O nome “Edubi” vem da junção de Educação e Ubiquidade, sendo a ubiquidade a característica do que existe ou está praticamente na maioria dos lugares. A proposta, portanto, é transformar as escolas do Estado em espaços para uma educação ubíqua, que não seja limitada por quatro paredes, mas leve a uma mudança na cultura organizacional das escolas e consequentemente no comportamento de gestores, professores e demais servidores, bem como alunos e pais.

 

Para saber mais e apoiar a ideia na votação, acesse o link abaixo:

http://www.boasideias.ro.gov.br/votacao/categorias/populacao/ideia/47116370021510

 

WhatsApp Image 2018-12-04 at 09.30.04 (1)

 

Fonte: PPGE/UNIR