Grupos de Pesquisa


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GRUPO DE PESQUISA PRAXIS

Descrição: Cadastrado e certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2004. Seus pesquisadores se vinculam a uma ou mais linhas de pesquisa, dentre as quatro linhas existentes,  participando em projetos e pesquisas interinstitucionais e internacionais.

  • Currículo e Práticas Pedagógicas: Trata-se de discutir o currículo numa visão histórico-crítica e social, que atenda a diversidade e as singularidades regionais, analisando suas tendências e identificando-as com práticas pedagógicas atuais no âmbito da escola e da universidade, sem perder de vista o convívio com a diversidade numa região multicultural e de fronteira, como é o caso da Amazônia.
  • Educação Superior e Novas Tecnologias: Compreender o pensamento e a prática docente no âmbito da "sala de aula", identificando práticas inovadoras. Subsidiar políticas públicas para formação inicial e permanente, buscando confrontar o discurso dos documentos oficiais e a prática docente numa perspectiva comparada. Propiciar espaços de formação e autoformação na exploração das possibilidades educativas das novas tecnologias, utilizando estratégias e ferramentas interativas desde uma perspectiva do(a) professor(a) pesquisador(a).
  • Políticas e Estratégias de Formação de Professores: Analisar as políticas públicas com vistas a propor indicadores de formação inicial e continuada em relação as diretrizes curriculares nacionais em todos os níveis de ensino. Discutir estratégias de formação de profissionais para os diversos campos de atuação presentes na região amazônica, mais especificamente, formação de professores dentro do Estado de Rondônia.Com base nos indicadores de qualidade nacionais e internacionais avaliar a educação superior no Brasil.
  • Revisitando Paulo Freire: Identificar como a Teoria Freiriana está sendo apropriada pelos educadores na atualidade, e de que maneira eles percebem e a aplicam em suas práticas educativas no Brasil e no exterior; Analisar como são "lidos" os seus princípios teóricos-metodológicos, verificando o quanto eles têm incentivado no processo de descolonização, além de diagnosticar sua relevância na produção acadêmico-científica atual.

Home Page: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0166624449450100

CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - CIEPES

Descrição:  O Grupo de Pesquisa Fundamentos Epistemológicos e Experimentais da Pedagogia Histórico-Crítica foi criado em 2002 com o objetivo de aprofundar a episteme da Pedagogia criada pelo eminente Educador Dermeval Saviani. De 2002 a 2010, portanto, foram realizados vários estudos e experiências, dentre os quais o Projeto de Alfabetização na Vila Princesa (Lixão de Porto Velho), uma tentativa de encontrar uma metodologia de alfabetização histórico-crítica; o Curso de Metodologia do Ensino Superior, que visou uma prática na docência superior à luz da pedagogia Histórico-Crítica e o Projeto Burareiro de Educação Integral, o projeto mais exitoso tanto pelos resultados epistemológicos, quanto empírico-sociais, uma vez que se tornou a primeira política pública de educação integral no Estado de Rondônia. Findo esse período, cabe ao grupo de pesquisa dar continuidade às pesquisas mais avançadas, especialmente, naquelas áreas onde se obteve os melhores resultados, quais sejam na área dos fundamentos da educação integral politécnica e nos fundamentos epistemológicos da pedagogia histórico-crítica, e abrir novas frentes de pesquisa, de acordo com os novos desafios colocados pelo Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia. Para tanto, por deliberação consensual, o grupo passará a se chamar CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE para atender aos propósitos do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, vez que esse instituto é produto direto da produtividade do Grupo de Pesquisa. Assim, o Grupo de Pesquisa, nos próximos dez anos, estará focado no desenvolvimento de pesquisas sobre EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, com especial atenção para o tema EDUCAÇÃO INTEGRAL E SUSTENTABILIDADE SOCIAL.

Home Page: www.ciepes.unir.br  ; http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8087855122023018

GRUPO DE ESTUDOS INTEGRADOS SOBRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM - GEAL

Descrição: O Grupo propõe-se discutir, a partir de uma concepção sócio-histórica de aprendizagem e de um quadro enunciativo do discurso, o letramento em diferentes escolas de comunidades ribeirinhas do município de Porto Velho/RO. Considera-se o processo discursivo pelo qual passam os alunos na aprendizagem da língua materna, verificando como se dá o letramento intra escolar, através da averiguação dos gêneros textuais e discursivos que circulam nesse contexto e que são objeto de ensino. As pesquisas buscarão contribuir para o desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita por meio de estudos e da investigação da ação pedagógica do professor. Pretende-se, ainda:

a)  Investigar as concepções de educação, linguagem, leitura e escrita que subjazem ao trabalho do professor;

b)Diagnosticar as variantes linguísticas das comunidades ribeirinhas;

c) Investigar como a educação física, através da exploração da dimensão lúdica, pode, com práticas significativas, ser constitutiva de atividades de expressão oral e escrita.

d) Identificar e analisar como a cultura amazônica ribeirinha presente nas narrativas, saberes e histórias locais colaboram no processo da formação educacional dos alunos ribeirinhos.

Home Page: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0319959687951745

HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NA BRASIL - HISTEDBR/UNIR

Descrição: O Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UNIR, que encontra-se vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UNICAMP, é integrado por professores e estudantes lotados em Porto Velho ou em outros campi da Unir. A investigação e compreensão  da educação inserida  na Amazônia brasileira é uma das prioridades nas pesquisas desenvolvidas. A região apresenta um contexto sociocultural bastante peculiar, marcado ao mesmo tempo pela presença de culturas tradicionais e pela diversidade ocasionada pelo fluxo migratório de diferentes regiões do país. Tal cenário acentua a necessidade de interpretações científicas da realidade e de ações que fortaleçam os projetos de uma educação pública de qualidade. Em consonância com os objetivos do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UNIR, espera-se incentivar a realização de estudos e a produção de pesquisas, apresentação de trabalhos e, ao mesmo tempo, propiciar a disseminação dos resultados alcançados. 
Por fim, cabe ressaltar que grupo é formado por duas linhas de pesquisa:

  •  Formação de Professores, Política e Gestão Educacional, cujas pesquisas objetivam investigar as políticas públicas  para a educação básica, assim como das concepções e práticas de gestão educacional, e as inter-relações com a formação de professores, em especial na região no entorno do município de Porto Velho, concomitantemente, a produção da própria história da educação.
  • História e memória; instituições educacionais; trabalho e educação, enfatiza em suas pesquisas a relação dialética entre Estado e sociedade, considerando as diversidades locais e também o contexto nacional e internacional das condições concretas de existência  das diferentes classes sociais, com vistas à preservação da memória educacional.

Home Page: www.histedbr.unir.br ; http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6054691543396427

CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS E PESQUISA DA AMAZÔNIA - CEJAM

Descrição: O CEJAM - Centro de de Estudos e Pesquisas da Amazônia, objetiva:
 
- Pesquisar sobre as questões relativas aos Direitos Humanos, ambientais, Direito da Cidade,Direito do Estado e urbanísticos-ambientais no âmbito da Amazônia, mormente no Estado de Rondônia;
- Estudar os impactos causados pelas relações de consumo nas populações tradicionais e indígenas e no meio ambiente da Amazônia;
- Promover e implementar projetos e eventos visando o despertar e a consolidar interesse pela existência, preservação e desenvolvimento na Amazônia;
- Estudar a forma e os efeitos da aplicação dos conhecimentos primitivos pelas populações tradicionais e indígenas da Amazônia, relativamente à manutenção da natureza.
- Pesquisar sobre a biodiversidade e biopirataria.
- Pesquisar sobre os meios de comunicação social numa perspectiva do Direito,da Sociologia e Antropologia. - Pesquisar sobre Comunicação e Segurança da Informação.
- Pesquisar sobre Cidades Sustentáveis na perspectiva da Cidade Educadora.
 

Home Page: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1981487220017040

HISTCULT - EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PROCESSOS FORMATIVOS

Descrição: O referido Grupo de Pesquisa objetiva realizar pesquisas educacionais, abrangendo três linhas de pesquisa. Disseminará seus achados mediante a publicação de artigos em periódicos, em livros e capítulos de livros, em apresentações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, em palestras e conferências e em Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Dissertações e Teses. 

Os pesquisadores deste GP estarão em constante busca por financiamentos e apoios institucionais em agências de fomento nacionais e internacionais, públicas e privadas, primando pelo incentivo à pesquisa e à formação de jovens pesquisadores locais. Todos os membros do GP trabalham
com metas de produtividade.
 
- Pesquisas Intervenção
A primeira linha, Pesquisas Intervenção, realizará estudos/ações de acordo com os pressupostos de Damiani et al. (2014), que apregoam a relevância da realização de ações inovadoras em educação – as intervenções pedagógicas –, produzindo conhecimento a partir de práticas educativas que
intencionam melhorar/aprimorar contextos educacionais específicos, planejando, implementando e avaliação essas intervenções.
- Psicologia Histórico-Cultural da Atividade (CHAT)
A segunda linha objetiva promover estudos aprofundados das origens, dos desdobramentos e do que há de mais atual relacionado à Psicologia Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), tomando como referência basilar as obras de Lev S. Vygotsky, Alexey Leontiev, Alexander R. Luria, Vasilii Davidov
e pós-vygostkianos contemporâneos.
- Produção de Saberes e a Formação Continuada de Professores
O GP centrará suas atividades em seu grupo de estudos, produzindo conhecimento através de pesquisas teóricas e aplicadas, na perspectiva da pesquisa colaborativa (LACERDA, 2014), centrada tanto nos processos formativos de professores como na análise sobre resultados da aplicação de metodologias, estratégias e técnicas de ensino junto a turmas da educação básica, sem desconsiderar o mapeamento das demandas provenientes das salas de aula de Porto Velho e Rondônia, especificamente, e da Região Norte em geral, para a formação nas licenciaturas.

Home Page: http://www.histcult.unir.br/